Sobre

Asterisco    Docs    Equipa    Contactos

A asterisco (*) é uma plataforma e espaço artístico, fundada em março de 2023 por Aura e Hugo Veiga, sediada no Porto, que pretende unir e apoiar artistas emergentes e/ou pertencentes a minorias sociais.

A nossa missão consiste em dinamizar a cena artística no Bonfim e arredores, garantir o acesso à cultura, desenvolver práticas de criação e programação sustentáveis em comunidade, valorizar os processos criativos, partilhar recursos e conhecimento.

A nossa programação desenvolve-se em dois eixos: mensalmente através da Temporada e anualmente através do Festival Asterisco.

A Temporada é composta por artistas a solo, duos e coletivos que partilham o seu trabalho num ambiente seguro e informal. A Temporada 23-24 conta com exposições, performances, oficinas, feira de arte para angariação de fundos, concertos e DJ sets por Abril Xavier, Dori Nigro e Paulo Pinto, DYSPHORICA, Francisca Sousa, Jerusa Simone, Luan Okun e nas calmas, Mercedes Quijada, Meta_, Paulo Pinto, SOM FLORES, Tita Maravilha e The Cursed Assembly.

O Festival Asterisco é um festival de artes performativas em parceria com outros espaços vizinhos cuja primeira edição aconteceu a 6 e 7 de julho de 2024, através de espetáculos, conversa, jantar, festa e oficina extra, por 7 artistas performativos, nomeadamente Ana Mula, Diana Niepce, Eríc Amorim dos Santos, Konstantina Tsagianni e Cat Winter, Margarida Montenÿ e Carminda Soares.

Para além dos eventos abertos ao público, a nossa atividade conta com sessões de apoio nas áreas de produção e difusão, como também a gestão de projetos artísticos, nomeadamente “Trans*Performatividade” (2023-25) de AURA.

Apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pela Junta de Freguesia do Bonfim.