Margarida Montenÿ e Carminda Soares
Simulacro


Performance  |  7 julho 2024  |  15:00 - 15:45  |  O Lugar / Palmilha Dentada  |  Doação recomendada de 5€

Sinopse

Simulacro é um exercício de intimidade, repetição e resistência. Dois corpos em ação contínua exploram os limites da sua proximidade. Cria-se um espaço difuso entre o real e o encenado, entre o público e o privado, potenciando-se estados de vulnerabilidade, expectativa e tensão. Simulacro parte de um conjunto de ações e gestos presentes no quotidiano das duas intérpretes, atravessado por fragmentos de memórias partilhadas, num exercício lento de transformação dos corpos e das suas pulsões.

Biografias

Margarida Montenÿ trabalha na área do circo e das artes performativas. Procura uma abordagem transdisciplinar dentro da sua pesquisa, trabalhando sobre estados de intimidade, força e vulnerabilidade. Das suas criações destaca “BLUE” estreado em 2023 e “Simulacro” criado em parceria com Carminda Soares estreado em 2022. Colaborou enquanto intérprete para Ballet Contemporâneo do Norte, Miguel Pereira, Companhia Erva Daninha, Circo Caótico, Vanda R Rodrigues/Antípoda, Cláudia Nóvoa, etc.

Carminda Soares é artista multidisciplinar com trabalho nas áreas da dança, performance e escrita. Das suas criações destaca “Simulacro” (2022) em colaboração com Margarida Montenÿ, "Light On Light" (2022) e "It’s a long yesterday" (2021), criado em parceria com Maria R Soares. Tem vindo a colaborar como intérprete com diferentes artistas entre os quais: Catarina Miranda, Lisa Freeman, Ao Cabo Teatro, Paulo Brandão, Ballet Contemporâneo do Norte, Victor Hugo Pontes, Marianela Boán, Lara Russo, etc.

Ficha Artística e Créditos

Conceção e interpretação: Margarida Montenÿ e Carminda Soares
Composição musical: Antonio Marotta Desenho de luz: Out Cube - João Monteiro
Assistência de iluminação: Ricardo Pinto e Francisco Monteiro
Apoio dramatúrgico: Catarina Miranda
Coprodução: Instável - Centro Coreográfico/Teatro Municipal do Porto; Teatro das Figuras
Apoio à criação: FICHA TRIPLA | PRODUÇÃO D'FUSÃO
Apoio à residência: Colecção B; CRL - Central Elétrica; Casa Municipal da Cultura de Seia; Centro Cultural do Cartaxo; Theatro Circo no âmbito da parceria com Instável - Centro Coreográfico; TUP -Teatro Universitário do Porto; Campus Paulo Cunha e Silva
Apoios financeiros: Fundação GDA; Campus Paulo Cunha e Silva; Theatro Circo no âmbito da parceria com Instável - Centro Coreográfico; República Portuguesa - Ministério da Cultura
Distribuição internacional: AMARELO

Acessibilidade

Recomendado para +6 anos
Sem texto
Contém luzes estroboscópicas que podem desencadear ataques em pessoas com condições fotossensíveis

Link

@margaridamonteny  |  @carmindasoares


© Sara Raquel



© Tatiana Saavedra e Andreia Pereira da Silva